HERÓIS SÃO NECESSÁRIOS ÀS PESSOAS E AOS POVOS ? Que dizer dos heróis da TV ?

Prometeu Acorrentado - Elenco da novela

O grande filósofo alemão Nietzsche em sua obra: Assim Falou Zaratustra, anunciou uma nova espécie de ser humano, o além-homem, que de tão forte, sábio, justo e consciente, movido pela força da razão e da paixão, nem de religiões este novo ser precisaria. Acabando por dizer a famosa e polêmica frase: DEUS ESTÁ MORTO! Esse além-homem é uma profecia para o futuro. NESSE FUTURO CERTAMENTE OS HERÓIS NÃO SERÃO NECESSÁRIOS, mas atualmente todos têm os seus paradigmas, seus heróis, sejam individuais, sejam de toda uma nação.

Homero em sua obra criou os heróis gregos: Jasão, Aquiles, Hércules, Perseu, Ulisses; Roma tem seus heróis dos gladiadores a Júlio César; os norte americanos têm seus heróis políticos e do cinema(Rambo); A China de Confúcio, de Lao-tsé... para todo o Ocidente Jesus é antes de tudo um herói, o mesmo se diga de Maomé para os árabes e Buda para os asiáticos... Percebe-se que a literatura e a tradição oral imortalizaram heróis. Papel que atualmente ainda está com, a TV, que perde espaço rapidamente para internet. Então vamos focalizar no Brasil e ver quem são os heróis atuais que a TV transmite para o povo brasileiro.

Bem, hoje dia 31/08/2009, os programas jornalísticos, não tão bem vistos como as novelas, mostraram matérias sobre o nadador César Cielo, medalha de ouro, com quebra de record nos 100 metros. Emocionou o Brasil quando deixou cair lágrimas ao som do hino nacional. Na Fórmula 1, todos torcem para que Felipe Massa se recupere, pois não se encontrou ainda outro Airton Sena. O jangadeiro e o vaqueiro, heróis nacionais, que sofrem muito para se aposentarem, para ter um benefício no valor de 01 salário mínimo. Os políticos sempre nas páginas policiais, os professores, que poderão ser heróis nacionais, ninguém sequer fala sobre o tema, pois até o piso salarial mais miserável, criado após um século de luta, tentam derrubar no Supremo Tribunal Federal. No morro os traficantes são heróis e na mídia ganha espaço quem é escandaloso ou pratica um grande mal. Para criançada: Batman, Homem Aranha, Tarzã, X-man...

Mas quem mais influencia o Brasil é a novela das 08:00h, da Rede Globo. Vitrine dos novos heróis. A novela que herdou a tradição das novelas de rádio, que já foram a evolução das rodas de leituras de romances feitas em ambientes familiares até meados do Século XX. Peri, Iracema, Antonio Conselheiro, Jerônimo o herói do sertão... antigos heróis. Quem são os heróis da novela mais assistida, Caminho das Índias, novela das 08:00h:

GALÃ RAJ: Traído pela mocinha, criando um filho de outro como seu;
MOCINHA MAYA: Inventou para o marido que o filho do outro é dele. Engana toda a família do marido, a dela e a criança;
MÃE DA MAYA KOCHI: De conluio com a Maya trocou os filhos para enganar o marido da filha;
IRMÃO DA MAYA - KOLMAL: Viciado em jogo;
FAMÍLIA CADORE: Os mais normais e honestos são os tidos como loucos;
RAUL CADORE: Roubou a empresa e abandonou a família simulando a morte;
MELISSA CADORE: Fútil, perua e consumista;
A CULTURA INDIANA; Mostrada como cínica e sem qualquer profundidade;
YVONE: Psicopata e ladra. A irresistível. Só se dá bem na vida;
DONA NORMINHA: A que só transa, insinua-se, não vai além da mera luxúria e a razão está nos seios;
ESTELIONATÁRIOS: O Namit (Chico Anísio) e o tal do Radesh; o advogado César e o Zeca o filho Bad-boy;

OPASH: Comerciante cínico e racista;
SURIA: Nora de Opash, invejosa e maldosa;
PANDIT: Sacerdote canalha, mercenário e oportunista;
PERSONAGENS MASCULINOS CHIFRUDOS: Raji, Raul Cadore, O guarda, o advogado da Cadore, o finado pai do OPASH...
OS RETARDADOS: Inúmeros...

Sem dúvida que o figurino, direção, edição, cenário, trilha musical...todos belíssimos. Mas isso não é sinônimo de qualidade. Bom, aí estão os candidatos a heróis e a vitrine que mais influencia o país com os seus paradigmas e exemplos. Meu amigo leitor, minha amiga leitora, entre os personagens citados e os que não citei, diga-me quem você tem como o seu herói ??? Quem parece com você ou quem você deseja que um dia seu filho ou filha seja igualzinho??? SERÁ QUE OS AUTORES DA GLOBO NÃO PODERIAM COLOCAR PELO MENOS UM PERSONAGEM COM ALGUM TRAÇO DE SERIEDADE, VIRTUDE, CAPACIDADE, BONDADE ???

Pra finalizar: O que diria Nietzsche e Zaratustra dos personagens da novela??? Sem dúvida que a Rede Globo e seus autores inventaram o sub-humano, o aquém-homem, alçando a heróis os que possuem as piores qualidades morais, os que praticam os piores crimes e estelionatos. OFENDARAM A ÍNDIA COM TODA A SUA CULTURA MILENAR, RELIGÃO, FILOSOFIA, ETC. Ainda bem que a realidade é melhor... bem melhor que a da novela das 08:00h. Por fim a tais heróis é melhor herói ou heroína nenhuma!

Comentários

Unknown disse…
ahcei perfeita a critica a respeito dos nossos herois. E, na minha opinião, os herois de nossa juventude ainda são piores que os das novelas globais. Pois, nao podemos esquecer do seriado Rebeldes, Jonas Brothers, High school musical, Hanna Montana, que sejam jovens precoces, sejam loiras americanas, patricinhas e com a estética perfeita ou sejam evangélicos vestidos de "roqueiros" em nada contribuem para a formação cultural, social e politica de nossas crianças e jovens. A cada dia é mais preocupante a alienação de nossas meninas pelas formas perfeitas e pelas roupas e acessorios da moda! É ainda cada vez mais estranho como pais e maes insentivam e esperam que suas filhas sejam esses modelos sociais, esquecendo-se de lhes ensinarem outras lições de vida! (talvez, tabém nao devemos culpá-los, pois so podemos ensinar aquilo que aprendemos) E tudo isso acontece pela ausencia dos educadores. Sejam os pais que não participam da criação de seus filhos e nao exigem qualidade do ensino escolar, seja o poder publico que nao investe na edução do país. Por tudo isso, salvem a educação brasileira, hoje, por uma questão de saúde pública futura!

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!