ADI 4167 - CONFETAM E FETAMCE SE HABILITAM COMO AMICUS CURIAE - IMPUGNANDO AS ALEGAÇÕES NOS RECURSOS DO GOVERNADORES

Caminhada pelo Trabalho Decente - FETAMCE/CONFETAM - FORTALEZA - CEARÁ - 2011


CONFETAM (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil - http://www.confetam.org.br/noticias/texto.php?Id=3439) juntamente com a FETAMCE (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará - http://www.fetamce.org.br/) deram entrada no último dia 16/09/2011, junto ao STF, com petição conjunta, na qualidade de AMICUS CURIAE, andamento que consta no site do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:

16/09/2011Petição75276/2011 - 16/09/2011 - CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DO BRASIL - CONFETAM E OUTRO - REQUER INGRESSO COMO "AMICUS CURIAE". 

Pode ser visto no seguinte link:



Caminhada pelo Trabalho Decente - FETAMCE/CONFETAM - FORTALEZA - CEARÁ - 2011


Amicus Curiae é uma palavra em latim que quer dizer: AMIGO DA CORTE, numa tradução mais para o quotidiano, amigo do Poder Judiciário. Seu papel é auxiliar a Justiça para que chegue ao julgamento mais justo e só pode habilitar-se quem representa pessoas ou categoria que sofrerão os efeitos da decisão. Tanto a CONFETAM como A FETAMCE, juntas, representam milhões de trabalhadores da Educação no Serviço Público Municipal do Brasil.

Na petição, a CONFETAM e a FETAMCE impugnam um a um os argumentos dos recursos dos governadores, que atacam o acórdão do julgamento da ADI 4167/DF, que julgou inteiramente a Lei do Piso como Constitucional, tendo a decisão imediatos efeitos, desde sua publicação, no último dia 24/08/2011. Em síntese, numa linguagem bem simples,  alegaram os governadores nos seus recursos:

I-    Que tem que ser declarado que piso é remuneração até o trânsito em julgado da Adi 4167/DF;

II-  Ao final sendo piso ou remuneração, que a lei só tenha validade após o trânsito em julgado da ADI 4167, ex nunc, o que acarretará a perda de  todos os valores retroativos;

III- Que a liminar tendo validade até o trânsito em julgado da ADI 4167, continua suspenso o direito a 1/3 para atividade extraclasse, não podendo haver cobrança do retroativo;

IV-    Qual seria a verdadeira data de validade do valor do piso: a que consta no artigo 3º da Lei do piso (01 de janeiro de 2008) ou 8º ( a partir da data da publicação da lei, em 17/07/2008);

V- Requerem  seja dado efeito modificativo ao acórdão recorrido, alterando o mérito da ação.

VI-    Requer, O Rio Grande do Sul, a modulação da implementação do piso, calculando em 01 ano e meio, após o trânsito em julgado da ADI, o prazo para implementar o piso;

VII-  Alegam o Brutal impacto financeiro no orçament, caso tenham que implementar o piso;

VIII- Coloca a limitação da Lei de Responsabilidade fiscal como limitação à implementação do piso;

 Cada alegação acima foi rebatida pela CONFETAM e pela FETAMCE, em sua petição. MAS OS GOVERNADORES NÃO DESISTEM, ajuizaram outro recurso, AGRAVO REGIMENTAL, na semana passada, requerendo a suspensão de qualquer cobrança do acórdão que eles tentam aniquilar! Por sinal, desde semana passada que a CONFETAM postou em seu site, modelo de petição, para cobrança de todos os valores retroativos, desde já, que pode ser acessada no seguinte link:


Não é uma batalha, nenhuma guerra, MAS UMA CRUZADA para manter na íntegra a validade da lei do piso e o acórdão do SUPREMO, que julgou tal lei constitucional.  PROFESSORES DO BRASIL, ATENÇÃO, POIS A LUTA NO ATUAL MOMENTO, OCORRE NOS 03 NÍVEIS: FEDERAL, que tem como palco o STF, ESTADUAL, com greves em vários Estados da Federação, e MUNICIPAL, com greves e ações em todos os municípios do Brasil. Essa panela de pressão vai estourar no ano de 2012!

TODO O MOVIMENTO SINDICAL DEVE-SE UNIR, POIS MESMOS UNIDOS AINDA TERÁ QUE FAZER GRANDE ESFORÇO NESSA LUTA, ONDE OS 05 GOVERNADORES DO: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Ceará,  agem com apoio dos demais governadores e torcida de todos os maus prefeitos do Brasil.  OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NUNCA ESTIVERAM TÃO PERTO DA VITÓRIA, TAMBÉM NUNCA A LEI DO PISO SOFREU PIOR TENTATIVA DE ANIQUILAMENTO. PIOR ATAQUE! FIQUEMOS DE OLHO, ATENTOS, OBRIGATORIAMENTE UNIDOS  NA LUTA!




Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pela sua coragem de lutar ao lado dos profissionais! Coragem essa que infelizmente é raro encontrar.Te admiro muito,vc foi o melhor professor que já tive na minha vida.As pessoas tem que saber o que querem,tem que ir à luta,pois ninguém conquista nada sozinho! A frente principal já temos:um advogado sério,que diferente dos demais não se vende,sabe o que quer,Pois somente os que têm segurança ,conseguem ser modestos! Vá em frente Dr.assim a vida sempre lhe ofertará bons resultados.Autinha Holanda
Júlio César disse…
Estamos acompanhando seu Blog Valdecy...seus assuntos sempre são louváveis.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!