COLÓQUIO DOS CANDIDATOS A PREFEITO E A VEREADORES DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ COM OS SERVIDORES MUNICIPAIS PROMOVIDO PELO SINDICATO DA CATEGORIA - SUCESSO TOTAL - EFICAZ - APÓS DEBATE TODOS ASSINARAM O TERMO DE COMPROMISSO! VITÓRIA DO DIÁLOGO - DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA!


Público - candidatos e servidores presentes ao debate histórico de iniciativa do Sindicato dos Servidores de Acaraú
(Fotos: Mara Paula/Valdecy Alves - Quem copiar citar a fonte)
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DE ACARAÚ – CANDIDATOS A PREFEITO PARTICIPAM DE UM DEBATE JUNTAMENTE COM VEREADORES:  Sábado, 29/09/2012, tem início em Acaraú, Estado do Ceará, Brasil,  às 09:00h da manhã, o debate entre os candidatos a prefeito do Município de juntamente com os vereadores de cada uma das coligações com os servidores municipais. Os dois candidatos a prefeito compareceram, todos os candidatos a vereador se fizeram presentes, escolhendo dois vereadores por coligação pare representar mais de 50 candidatos das duas coligações. Presentes: CONFETAM, FETAMCE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UMIRIM, SINDICATOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE AMONTADA, REGIONAL DA FETAMCE, CUT, CHEGANDO AINDA AO DEBATE O JUIZ ELEITORAL DA COMARCA, QUE FOI CONVIDADO PARA COMPOR A MESA.


José Valdecir - Presidente do SINDSEP-ACARAÚ abrindo o colóquio


Dr. Valdecy Alves -  Advogado do Sindicato dos Servidores de Acaraú
Expondo as regras do debate em que se garantiu isonomia de tratamento aos  candidatos

Público - candidatos e servidores presentes ao debate histórico de iniciativa do Sindicato dos Servidores de Acaraú

Sr. Pedro Fonteles - Candidato à reeleição como prefeito de Acaraú
 O debate foi aberto com as boas vindas dada a todos pelo presidente do SINDSEP-ACARAÚ José Valdecir, conduzido pelo mestre de Cerimônia e coordenado pelo Dr. Valdecy Alves, advogado do SINDSEP-ACARAÚ - http://sindsep-acarau.blogspot.com.br/2012/03/sindicato-denuncia-irregularidades-ao.html   -. Centenas de pessoas presentes entre servidores, assessoria dos candidatos, imprensa, munícipes e simpatizantes dos candidatos, que falaram na ordem do sorteio. Garantindo-se total isonomia de tratamento entre os debatedores. Feitas as considerações iniciais pelos convidados, coube à Osaneide de Paula fazer a apresentação dos eixos em que se ancora o termo de compromisso, em conformidade com as diretrizes da FETAMCE - http://www.fetamce.org.br/fetamce/arquivos/File/I_coloquio/texto_base.pdf   - depois  coube ao Dr. Valdecy Alves deixar claro qual a relação dos direitos sociais no termo de compromisso, que foi assinado, com a Constituição Federal, os direitos humanos fundamentais, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, explicando em forma de princípios o que representa para categoria e o sindicato o termo de compromisso, espécie de embrião de real negociação coletiva.
Sr. Alexandre Gomes - candidato da oposição a prefeito de Acaraú


Manifesto da categoria


Osaneide de Paula - em nome da FETAMCE apresentando os eixos do colóquio


Hermisland falando em nome da Regional da FETAMCE de Itapipoca


A categoria se manifesta


Dr. Valdecy Alves - Explicando os objetivos e o significado do termo de compromisso
 Tudo após a Dra. Mara Paula ter lido o Preâmbulo da Constituição e deixando claro, que os eixos e o termo de compromisso têm profundas raízes nos objetivos da própria República. Eis o Preâmbulo da Constituição Federal, fixando os valores em que se estabelece a República Federativa do Brasil com todos os cidadãos e cidadãs brasileiros quanto à execução de todas as políticas públicas:

PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Placa oficial do evento histórico

Edilson - Mestre de cerimônia Jacinto no centro e Jack à direita

A categoria se manifesta


Dr. Mara Paula lê e explica o preâmbulo da Constituição Federal

 Após a apresentação das diretrizes e do termo de compromisso falaram os representantes dos candidatos a vereador de cada coligação, com direito a 05 minutos, cada um, que em linhas gerais disseram principalmente:

1)      Todas as conquistas da categoria se devem ao Sindicato, nada caindo do céu;
2)      Que o termo de compromisso demonstra a maturidade do Sindicato;
3)      Que a Câmara Municipal sempre teve papel importante na luta, aprovando leis;
4)      Que concurso é fundamental e deve ser defendido;
5)      Que o servidor precisa e deve ser valorizado;
6)      Que todos gostaram, compreenderam e que assinariam o termo de compromisso.

Claudenir Silveira - Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos

Edson Brandão -  Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos

Visão geral da mesa e do evento

Edilson Salgueiro - Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos da oposição

Paulo Andrade -  Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos da oposição
 Em seguida falou o candidato a prefeito de cada coligação, segundo a ordem do sorteio, durante 10 minutos, podendo-se assim resumir seus discursos nos principais pontos abaixo:

1)      Que dialogo é fundamental;
2)      Que a prefeito deve sempre receber o sindicato quando requerido;
3)      Que é preciso avançar na implementação dos direitos;
4)      Que é muito importante o sindicato ter cláusulas se preocupando com a pobreza, meio ambiente e outros temas que dizem respeito ao restante dos munícipes;
5)      Que será feito um grande concurso público;
6)      Que a liberdade sindical e a negociação serão uma prática com o Sindicato;
7)      Que serão elaborados planos de carreira para toda categoria;
8)      Que o Sindicato sempre será bem recebido e jamais sofrerá qualquer perseguição.


Candidato a prefeito Sr. Pedro assina termo de compromisso

Candidato a prefeito Sr. Alexandre assina termo de compromisso

Foto de todos os candidatos após assinatura do termo de compromisso

 CONCLUSÃO: Todos saíram satisfeitos. O próprio juiz eleitoral, que prestigiou o evento, chegando logo após o início, elogiou o debate como primeiro e único até então na história do Município de Acaraú. TODOS SAÍRAM SATISFEITOS, FELIZES, COM UM IMPORTANTE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, ATRAVÉS DE UM MOMENTO RICO EM TEOR, EM PROPOSTAS, ONDE SAIU FORTALECIDA A DEMOCRACIA, O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, TUDO COM VISTAS, ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E DO RESPEITO AOS SEUS DIREITOS SOCIAIS MÍNIMOS, CHEGAR-SE À MATERIALIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO  DE QUALIDADE, TRADUZINDO EM EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO DE ACARAÚ, TÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA SEJA UMA REALIDADE NA VIDA DE CADA MUNÍCIPE TODO DIA, DO MÊS, TODO ANO, SEMPRE!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!