SENADOR POMPEU COMPLETA 116 ANOS - VIVE UM DOS PIORES MOMENTOS DE SUA HISTÓRIA - PORÉM A MAIOR MISSÃO DO PRESENTE É SEMPRE ACREDITAR E CADA UM TUDO FAZER PARA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR! VAMOS ACENDER A LUZ DO FIM DO TÚNEL!


Foto de Senador Pompeu do Alto da Serra do Patu - Ano 2011
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)
Antes da leitura deste artigo, peço ao leitor que for de Senador Pompeu, que o coloque acima das picuinhas políticas locais dos dias atuais, onde irracionalmente a cidade se divide em grupos que votarão neste ou naquele político, em que depositará sua fé, que dificilmente escapará de uma nova decepção, pois infelizmente a decepção tem sido a conquista maior de um povo, que em sua maioria, levado pela necessidade e pela ignorância, corrompe-se ao vender seu voto ou ao votar pensando num cargo comissionado. Um povo que tem sido governado por políticos, cuja lógica é a de permanecer no poder a todo custo, que sempre são os que saem ganhando. Voe alto, leitor, pois se o presente é o fundo do pântano, o voo do meu artigo é como as nuvens para minhoca, pois a Senador Pompeu do meu artigo está para toda essa realidade decepcionante como a lua está para o muçu da quase seca lagoa. Abra suas asas, eleve-se ao espaço, deixe para trás o lamaçal, e voe no espaço dos sonhos, pois sonhadores não faltam em Senador Pompeu, o que faltam são governantes a altura dos maiores e melhores sonhos por emancipação, por libertação da miséria econômica e da ignorância de uma grande parcela da população, capaz de sempre decidir as eleições. A mediocridade sempre esteve nos que governam, se o povo se curva por necessidade, é porque para ser livre, primeiro é necessário sobreviver, e é universal o entendimento que toda pessoa com necessidade, converte-se num potencial canalha! 

NÃO PODE HAVER DEMOCRACIA ONDE A MISÉRIA REINA E ONDE OS QUE TÊM GOVERNADO SÓ TEM DE GENIALIDADE A MEDIOCRIDADE, O EGOÍSMO E O DESCOMPROMISSO COM OS DIREITOS HUMANOS MAIS FUNDAMENTAIS! DITO ISSO, VOEMOS ALTO, MUITO ALÉM DO CUME DA SERRA DO PATU!

Quando me dei por gente, que acordei para o mundo como cidadão, Senador Pompeu era politicamente dominada pelo Zé Rolim, França Cambraia e o Deputado Fonseca Coelho e tinha como adversário, embora do mesmo partido, pois era Arena 1 e Arena 2, o empresário Zélio de Oliveira. De lá pra cá entrei nesse ônibus chamado história de forma lúcida, com visão própria. O padre da época era um holandês, chamado Padre Renato, conhecido como ignorante e todos falavam da sua namorada, que tantas vezes vi com ele em seu Jeep. Aquele padre tinha bom gosto! O lendário Padre Odilo, ainda era vivo. Vi-o algumas vezes pelas ruas da cidade. Comentários davam conta que era inteligente, rico, namorador e valente. 

População e sociedade civil organizada luta pela preservação dos casarões da barragem
Sempre ignorados pelo governantes insensíveis e incompetentes
(Foto: Mara Paula)
 Era uma Senador Pompeu marcada pelas cheias de um Banabuiú, que quando de barreira em barreira, gemia e sempre cobrava como tributo uma ou mais vidas. Muitas vezes pulei da ponte do trem, nas suas águas turbulentas e deliciosas. Uma Senador com uma feira movimentada aos sábados, quando tinha até o homem da mala vendendo cordel declamados ao povo e o homem da pomada milagrosa com seu peixe poraquê, cujo sucesso era dar choque nas pessoas. Uma Senador que na semana santa parava, tamanha era a fé do povo, uma Senador que na sexta-feira santa, entrava de luto, como se cada um tivesse perdido um parente amado. Uma Senador que às seis horas da tarde, todos os rádios ligados, sobretudo a Rádio Sociedade da Bahia, parava para ouvir a ave-maria, que também tocava na radiadora da igreja. Senador de maio das procissões de Maria, do junho de são joães, muito milho verde e pamonha, do mês de  julho das férias nos sítios, do cheiro de pão das antigas padarias ao amanhecer, do desfile de 07 de setembro, das maravilhosas festas da padroeira e do natal inesquecível, de fé, multidões e comércio. Das roças branquinhas de algodão que vinha para máquinas famintas de usinas de máquinas enormes que apitavam pela manhã,  ao meio-dia e à tardinha, chamando e dispensando seus operários...Senador do Grupo Escolar Martins Rodrigues repleto de alunos, da escola de 1º grau das belas meninas de saia rodada, do segundo grau que tinha o status de faculdade para os alunos do chamado ginasial da época. Senador da Praça da Matriz, dos campeonatos de futebol do Pirrita para adolescentes, do campeonato do Caracará, onde o time do Humaitá tinha total hegemonia. Senador das praças animadas e de paquera das noite de sábado depois da missa, dos treinos de futebol nas Pedras Grandes... Senador do lendário vento Aracati que sempre chegava de forma marcante batendo portas, janelas, arrastando o lixo das ruas, derrubando chapéus, levantando saiais... do trem com seu apito possante de dia e parecendo um terremoto à noite... dos sinos da missa e das horas do relógio da torre da igreja... É essa senador que carrego em minhas memórias... que muito têm a ver com minha identidade... Para quem escrevi a poesia abaixo:

O RIO DA MINHA VIDA


A cidade parava como em transe
Todos os becos ao amanhecer
Repletos de gente contemplativa
O rio Banabuiú de águas barrentas
De barreira a barreira
Um mar de água vermelho
Odores, verdores, esperança, sinfonia invernal...
Cantos de pássaros mil

O rio arrastava árvores
Corroía os velhos barreiros
Descia volumosamente lento
Porém rápido e voraz
Em redemoinhos diabólicos e mortais
Espumando como se odiando o mundo
Carregando árvores,  entulhos de galhos secos
Tudo à  deriva nas águas turbulentas...


Em meio aos adultos contemplativos
Criança curiosa tudo ouvia
Histórias do rio, de invernos...
Banhistas pulavam da ponte do trem
O vento de inverno cheiroso soprava
Como tocando as águas
Como aboiando o tempo...
Rio maior era o nosso rio da vida
Não é difícil ser tronco à deriva
Difícil é ser navegante !

Todos se foram feito as águas
Gerações são como águas de inverno
O leito sempre o mesmo, o leito do tempo...
O que está por vir, esperança
O que já se foi, passado a não volta

Hoje, silêncio, rio seco
Verão no hemisfério, verão em minha vida
Tantos daqueles que contemplavam
Tantas vozes,sorrisos, olhares, presas em túmulos
Recordações do túmulo da minha infância
Contemplando o rio vazio
Ainda arrastado pelo rio da vida
Creia: não é possível derivar
Tampouco ser navegante em rio vazio...


O povo e a Caminhada da Seca - tradição anual do segundo domingo de novembro -  a fé
((Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)
 Mas tal romantismo não se transporta para a realidade social, basta dizer que o Alto do Cruzeiro sempre existiu,  pois a miséria sempre foi uma constante do Município. Realidade social que acaba sendo tereno fértil para a politicagem e o curral eleitoral, que substituiu o chamado voto bico de pena. Política para alguns, de alguns e para ninguém. Sempre foi assim. O que causou um terremoto em tal realidade, que eu presenciei, foi a chegada do Padre Albino, que trouxe uma visão de cidadania da Europa, da sua Itália com milhares de anos de cultura, onde a cidadania recua à época do Império Romano. Um padre que com a teologia da libertação, questionou a realidade política, que se mantinha a mesma, só trocando de roupas, desde a criação da cidade em 03 de setembro de 1896. Pela primeira vez surgem os movimentos sociais e os políticos deuses foram questionados. Esta é a grande contribuição do Padre Albino, despertar o povo para o fato do povo ser o poder originário e que pode alterar a realidade quando se organiza como movimento social e exerce o seu poder soberanamente. NA VERDADE UMA MUDANÇA CULTURAL!  Alguns nascidos dessa escola política, da época do Padre Albino, traíram de forma vergonhosa tudo que aprenderam e o pior, tornaram-se piores que aqueles da cultura que juraram combater em seus discursos, o que mostra que formação política nada é, quando não se tem caráter. FALTA DE CARÁTER, ISTO TEM FALTADO A MAIORIA DOS NOSSOS POLÍTICOS! Mas a história continua, a vida é luta, basta ver que a Alemanha sobreviveu a Hitler e Roma sobreviveu a Nero. Por que Senador Pompeu não sobreviveria aos seus carrascos que uivam doces promessas com suas máscaras de ovelhas??? A esperança é a última que morre quando se trabalha para construção do verdadeiro sonho. Que cada filho e filha de Senador Pompeu plante seus sonhos não em pessoas, não em messias, mas em si mesmo, na sua luta, na sua força, na sua ação, no seu trabalho. O Poder Público é só um detalhe, que existe por necessidade e que pode ser controlado, quando se vota livremente e o voto é só o começo do exercício democrático, POIS DEPOIS DEVE VIR A CONTÍNUA VIGILÂNCIA! A ação de cada um somadas é bem mais, mas bem mais poderosa mesmo que qualquer poder estatal!

Serra do Patu fotografada dos fundos do Casarão da inspetoria
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte
Curiosidades sobre Senador Pompeu: Criação  do Município em 03/09/1896; Criação da Comarca em 1899; Tem área de 1.002 km2;  altitude em relação ao nível do mar 177 metros, Em 02 de julho de 1900 a ferrovia chegou ao Município; Criação da paróquia em 1919, começo da construção do Açude do Patu e Vila dos Ingleses;  Nos anos 20 a  guerra entre os coronéis da família Magalhães; 1932 a grande seca; Nos anos 60, o trabalho pastoral do padre João Salmito, antes da ditadura;  1974 ano de grandes cheias do Rio Banabuiú; A chegada do Padre Albino em 1980, aplicando a Teologia da Libertação na pastoral; Em 03 de dezembro de 1981 criada a primeira rádio do Município, Rádio Sertão Central AM; 1987 conclusão do Açude do Patu; anos 90 a luta popular pelo tombamento do patrimônio histórico da Barragem do Patu, inclusive com o protocolo do primeiro projeto popular junto à Câmara Municipal, realização de filmes e movimentos populares.  A partir do ano de 2000 mergulha em sua pior fase política, onde nunca a corrupção foi tão forte e vergonhosa o que perdura até os dias atuais. Continua economicamente decadente, socialmente estável, culturalmente esplendorosa, socialmente deplorável, politicamente vergonhosa. Mas tudo pode melhorar se o povo deixar de vender voto e político parar de comprar. Tem tudo para dar certo, mas nunca deu tão errado! SÓ COM A COLABORAÇÃO, BOA-FÉ E TRABALHO DE TODOS PODERÁ IR MUITO ALÉM DO QUE JÁ FOI, CAPACIDADE NO SEU POVO, INICIATIVA E TALENTO NÃO FALTAM.  QUE NESSAS ELEIÇÕES VOTEM COM, ESCOLHENDO NÃO O QUE É MELHOR PARA SI, MAS PARA TODOS. QUE NÃO SE DIVIDAM EM PAIXÕES IMBECIS E EM TORCIDAS ANIMALESCAS, COMO SE AS ELEIÇÕES FOSSEM UM JOGO DE FUTEBOL! CADA UM DEVE-SE LEMBRAR QUE O MÉDICO QUE O TRATARÁ, A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PARA SEU FILHO, O FIM DA VIOLÊNCIA COM POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIDADE, OCUPANDO JOVENS QUE FICARÃO LIVRES DAS DROGAS... DEPENDERÁ DO SEU VOTO, QUE DEVE PENSAR NO MELHOR NO AMANHÃ PARA TODOS, NÃO NO MELHOR PARA SI AGORA!

Pintura de Erasmo Carlos
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU:
(Do IBGE 2000, 2009 e 2010 - IPECE - Anuário do Ceará -2010/2011 - Jornal O Povo)

POPULAÇÃO: 26.469 habitantes, sendo 13.019 homens e 13.450 mulheres. Cerca de 15.500 pessoas moram na zona urbana e pouco mais de 10.000 na zona rural. 123 pessoas têm acima de 90 anos, destas 11 contam com mais de 100 anos. A maioria se declarou parda, seguida de brancos e de negros. Em 1991 a população era de 26.597 habitantes, em 2.000 27.225 habitantes. A POPULAÇÃO TEM CAÍDO, ISTO É, O POVO TEM SAÍDO DA ZONA RURAL PARA ZONA URBANA E DA ZONA URBANA PARA OUTRAS CIDADES E MUNICÍPIOS. Lugar desenvolvido atrai novos habitantes, lugar atrasado perde população. TUDO SE DEVE À DECADÊNCIA ECONÔMICA DO MUNICÍPIO E AOS SEUS PÉSSIMOS GESTORES DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, PORTANTO TAL QUEDA POPULACIONAL É TERMÔMETRO DA INCOMPETÊNCIA POLÍTICA;



Foto de Época - Processão liderada por Padre Joacy Cavalcante
(Acervo: Anuário do Ceará)
 REALIDADE SOCIAL:  A maioria, quase 5.000 pessoas, declararam-se sem rendimentos. Dos que têm renda, a maioria ganha entre meio e um salário mínimo. 58,5% são pobres, o que praticamente inviabiliza a democracia e condena o povo à prática política da compra de voto. A miséria e a ignorância são os melhores aliados da politicagem. Ao todo são 9.366 domicílios no Município. O Índice de Desenvolvimento Humano não está entre os melhores, no Ceará, de 184 municípios é o de 116º. Mais de 6.000 aposentados e mais de 4.000 pessoas no bolsa família. 20.029 eleitores no ano de 2010.;



Sertões de Senador Pompeu - Incluindo a Barragem - Fotografado do alto da Serra do Patu
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)
 ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS: Orçamento de 2009 foi de R$ 28.407.763,87. O PIB em 2010 R$ 106.628.000,00, que resulta numa renda per capita de R$ 4.220,73, o que demonstra a grande concentração de renda, pois na realidade a pobreza é generalizada. Chama atenção a baixa arrecadação de IPTU em 2010, apenas R$ 45.909,00, para cerca de 5.000 domicílios urbanos. De 2.000 pra cá o PIB da cidade tem caído no ranking o Estado do Ceará. o que indica que os demais municípios ultrapassaram Senador Pompeu. TAL SITUAÇÃO DEMONSTRA QUE A CIDADE PRECISA DE GOVERNANTES SÉRIOS QUE INVISTAM EM POLÍTICAS QUE COMBATAM A MISÉRIA E NÃO QUE FAÇAM DA MISÉRIA SUA ALIADA PARA PERMANECER NO PODER COM A VELHA POLITICAGEM. AQUELE QUE LIBERTAR O POVO SERÁ MAIS LEMBRADO, MUITO MAIS, QUE OS ESCRAVIZADORES. SERÃO AMADOS COMO O LULA ESTÁ SENDO NOS DIAS ATUAIS. SÓ QUE NÃO SE PODE DAR O PEIXE, MAS SE DEVE LIBERTAR ENSINANDO-SE A PESCAR!

Ponte ferroviária - um dos cartões postais de Senador Pompeu
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)
 RELIGIOSIDADE: Chama atenção o fato de mais de 23.000 habitantes se declararem católicos. Creio que a maioria é católica, mas não desse tanto. O que mostra vergonha de assumir sua verdadeira religião;

Antiga Caixa d´água da Maria Fumaça e Igreja Matriz de Senador Pompeu
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)

EDUCAÇÃO: Os índices que demonstram a qualidade do ensino tem variado. Em 2007 caiu em relação a 2005, em 2009 atingiu 5, mas caiu em 2011 para 4,5. Todavia a quantidade de drogados e o índice de violência mostra que a política dos governantes locais está sendo derrotada pela política dos traficantes. É assustadora a taxa de analfabetismo funcional, 27,15% em 2010. Isto é, de cada 100 habitantes, 27 não sabem se virar sozinho num caixa de um banco, não consegue entender um texto ou praticar qualquer ato de cidadania. Se soltar uma pessoa dessa noutra cidade não sabe nem voltar pra casa. Embora metade delas saibam assinam o nome. Pessoas que pela ignorância de aproximam da debilidade mental. A maioria pobre ainda, a espera de um verdadeiro governo. 
População e sociedade civil organizada luta pela preservação dos casarões da barragem
Sempre ignorados pelo governantes insensíveis e incompetentes
(Foto: Washington Alves)
 Creio que a cidade nunca comemorou um aniversário em situação tão adversa, tão vergonhosa, tão triste, tão decepcionante! COMO EM SEUS 116 ANOS! No futuro é impossível que possa ter aniversário em situação mais triste, pode até ser igual, pior não!  Tem-se que fazer de tudo: Os governantes sua parte, o eleitor sua parte, a sociedade civil organizada, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, a sua parte, sobretudo evitando se venderem e se corromperem junto aos poderosos, MANTENDO-SE LIVRES AUTÔNOMAS E DEFENDENDO OS OBJETIVOS DA ENTIDADE, A DEMOCRACIA E OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS,  PARA QUE EXISTA RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO MUNICÍPIO. A CLASSE MÉDIA LOCAL DEVE MUITO, DEVERIA SER MENOS EGOÍSTA E OLHAR MAIS PARA O FUTURO COLETIVO. SE CADA UM FIZER SUA PARTE, NO FUTURO, A CADA NOVO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO, HAVERÁ MAIS LUGAR PARA ALEGRIA.

Arco-íris fotografado da ponte dos veículos - verde esperança do inverno de 2011
Senador Pompeu Precisa  Muito de Esperança e Luta
(Fotos: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)

  
SENHORES CANDIDATOS A PREFEITO DE SENADOR POMPEU EM 2012, OLHEM A RESPONSABILIDADE DE VOCÊS! NECESSÁRIO TER A CORAGEM DE SER LIBERTADORES! PROMETAM E AJAM DE VERDADE! GARANTIRÃO UM LUGAR NA HISTÓRIA E QUASE UM STATUS DE SANTIDADE NO CORAÇÃO DESSE POVO TÃO SOFRIDO, EXPLORADO E CONDENADO A ETERNOS PRISIONEIROS NA CAVERNA DE PLATÃO. 

NÃO SE ESQUEÇAM DE APOIAR A CULTURA, NÃO TEMAM A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NEM SEUS PROFESSORES, NÃO TENHAM OS ARTISTAS COMO INIMIGOS POR SEREM LÚCIDOS E INDEPENDENTES, PAÍSES COMO A FRANÇA SÃO GRANDES PELA ARTE CRIADA POR SEUS ARTISTAS; INVISTAM NA CULTURA LIBERTADORA E NÃO ALIENADORA E CARÍSSIMA DE MASSAS; PRESERVEM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL ( Nos últimos anos trucidados por incompetentes gestores). LIBERTAÇÃO, REDENÇÃO, EMANCIPAÇÃO, LIBERDADE, DEMOCRACIA. MORALIDADE PÚBLICA, TRANSPARÊNCIA E DIGNIDADE HUMANA! 

NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TODO ANO TEM SIDO ANO DE LUTO E NOS ÚLTIMOS ANOS DE UM SUPER-LUTO! TANTO TEM SIDO O DESCASO DOS GOVERNANTES - SUA INCOMPETÊNCIA - SUA HIPOCRISIA - SUA DEMAGOGIA E A CORRUPÇÃO GENERALIZADA!  HORA DE RENASCER! HORA DA PRIMAVERA! HORA DE SAIR DAS TREVAS! VOCÊS, DE ONDE SAIRÁ O FUTURO GOVERNANTE, PODEM E DEVEM FAZER MAIS QUE O ELEITOR, CUJA PRIORIDADE, NUMA REALIDADE DE MISÉRIA ECONÔMICA EXTREMA E ANALFABETISMO FUNCIONAL FAZEM DELES FAMINTOS NECESSITADOS INCAPAZES DE EXERCEREM COM AUTONOMIA A PRÓPRIA DEMOCRACIA. SEJAM A VERDADEIRA REALIZAÇÃO DA ESPERANÇA E DO ANSEIO DO NOSSO POVO MAIS SOFRIDO, BASTA DE TANTA INCOMPETÊNCIA, MENTIRA E CORRUPÇÃO!

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA 30ª CAMINHADA DA SECA EM SENADOR POMPEU  - EM 11/11/2012

Abaixo vídeos sobre nossa cultura:








Comentários

João Paulo disse…
Muito legal voltar a Senador através das suas palavras, onde posso dizer, que cheguei a pegar um pouco dessa cidade belíssima. Pois lembro do meu fina avô (Toin Lima) ligar o rádio para ouvir as orações, lembro dos ventos que bagunçavam os lixos e os campeonatos de futebol, que já não tinham mais a hegemonia do Humaita, mas posso dizer que já fazia parte dessa Pompeu decaída, onde não havia grande incentivo ao esporte.
Porém, posso dizer que acredito muito nesse povo, que brevemente prosperará.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!