CEARÁ TERRA DA LUZ - GRAÇAS AO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO QUE LIBERTOU SEUS ESCRAVOS ANTES DO BRASIL - MAS ATÉ QUE PONTO ESSA LUZ - ESSA LIBERDADE É VISTA E RESPEITADA NO CEARÁ - NO BRASIL E EM REDENÇÃO! A LUZ NAS TREVAS DO ONTEM TAMBÉM TEM QUE BRILHAR NAS TREVAS DO HOJE!

Monumento na entrada da cidade de Redenção - Ceará 

A luz é símbolo de sabedoria, mas antes de tudo símbolo de liberdade e liberdade política que diz respeito ao povo e a interesses coletivos. Não é à-toa que a estátua da Liberdade, na entrada de New York segura uma tocha de luz. Não é à-toa que Jesus dizia que era a Luz do mundo.

Redenção, cidade criada em 28/12/1868, com cerca de 27.000 habitantes, 49ª no índice de Desenvolvimento  Humano (IDH) no Ceará e 3.761ª no Brasil. PRECISA DESENVOLVER-SE MUITO AINDA. Cidade com cerca de 225 km quadrados. Com PIB de cerca de 98 milhões, com 29 escolas e pouco mais de 4.900 alunos matriculados no ensino fundamental, tem um hospital, enfrenta a violência crescente. (dados do Anuário O Povo - 2013). 

O Ceará, terra da abolição, da luz, da liberdade que brilhou antes em todo o Brasil. Mas o que é esta luz atualmente para todo o Ceará, onde o povo ainda é escravo da seca, da corrupção política generalizada? Qual o conceito de liberdade hoje para o Ceará e para Redenção, onde os meios de comunicação pertencem a poucos políticos e poderes como o Legislativo não são autônomos e em poderes, como o Judiciário, nem juiz tem na Comarca?  Redenção, qual o significado dessa palavra para quem nasce em Redenção (CE). Onde estão os negros de Redenção, suas associações, suas manifestações culturais? Será que sobraram só os descendentes dos escravizadores e migraram para os partidos políticos dominantes? Ainda com a mesma cultura escravagista??? Que a UNILAB brilhe, mas também o ensino fundamental!

Liberdade, abolição, luz, Redenção ... terra da luz... são palavras, cujos significados têm que ser resgatados e transportados para o hoje, pois tanto no Ceará, quanto em Redenção... falta LIBERDADE de imprensa nas rádios locais, carece de LIBERDADE para o povo votar livremente nos dias de eleições, pois serão escravos enquanto sua prioridade for ter um contrato de prefeitura para ter o que comer dado em migalhas pelas mãos da corrupção... onde falta acontecer a verdadeira ABOLIÇÃO democrática, que só é possível quando houver o mínimo de igualdade, de respeito aos direitos fundamentais de cada cearense, de cada munícipe, quando houver educação de qualidade, que forme cada aluno para plena cidadania, sobretudo no campo político, o que é impossível sem valorização dos professores, pois a pior escravidão e treva é a ignorância...A cidade de Redenção e o Ceará precisam sair do cativeiro da seca, da cultura política do mesmismo... pois a escravidão, a falta de liberdade, a abolição precisam também ser aplicadas para os males do presente...  Senão teremos LUZ no passado e eclipse no presente! Qual a utilidade de uma LUZ assim? O que iluminará? Então pode dizer o poeta:

Redenção, liberdade...
Luz na escravidão!
Democracia, igualdade
Luz na abolição....
No passado tão claro
Hoje, onde cada se esconde?
Onde... onde... onde...
Heim? Por que não me responde!
...................................................

POIS A VERDADEIRA LUZ TEM QUE BRILHAR SEMPRE, ONTEM, HOJE E AMANHÃ... Não podemos comemorar apenas a luz nas trevas do ontem, quando ela falta às trevas do hoje!  COMEMOREMOS O FATO HISTÓRICO NESTE 25/03/2013 COM A CERTEZA E O JUÍZO QUE A LIBERDADE, A REDENÇÃO, A ABOLIÇÃO E A LUZ, DEVEM TAMBÉM CONTINUAR BRILHANDO NO HOJE E NO SEMPRE! OU TEREMOS INVENTADO A HIPOCRISIA HISTÓRICA DA PIOR ESCRAVIDÃO, DE MAIOR TAMANHO, SEM PAR,  CAPAZ DE APAGAR ATÉ O SOL!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!