PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA – EM 24/03/2013 COMPLETAM 169 ANOS DESDE O SEU NASCIMENTO – UM CEARENSE POLÊMICO – UM BRASILEIRO ÚNICO – UM AMERICANO UNIVERSAL – MESMO EXCOMUNGADO PELO VATICANO FOI ELEITO SANTO PELO POVO – DEMOCRACIA NA IGREJA? UM TEOCRATA! POUCO IMPORTA! É HISTÓRIA! É FATO! UM FENÔMENO! UM HOMEM POLÊMICO QUE PRECISA SER MELHOR ESTUDADO E CONHECIDO! POIS É SÍMBOLO DE UM SENTIMENTO DE UM POVO! SÓ PERDE EM ROMARIA PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA ITÁLIA! ENTÃO VIVA AO PADIM CIÇO!



Romeiros de Padre Cícero - Em momento de muita fé - Ninguém fascina por gerações sem ter sido realmente grande
(Foto Valdecy Alves)
 O Ceará deu ao Brasil e ao mundo, nascidos no mês de março, dois grandes líderes de movimentos messiânicos: Antonio Conselheiro e Cícero Romão Batista. O primeiro conhecido como Antonio Conselheiro, imortalizado por Euclides da Cunha, na sua obra literária "OS SERTÕES!", O segundo imortalizado pela fé e pelas romarias do povo que são anuais e resultam em ida de milhões de fiéis a Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, Brasil, que só perde em quantidade para cidade de Assis, terra de São Francisco,   nome de um santo italiano, tão polêmico em sua época, que faltou pouco pra ser morto pela Igreja oficial, pelo Vaticano, que só agora teve o primeiro papa que teve a coragem de homenagear o homem de Assis, cidade que já visitei. INTERESSEI-ME MUITO POR PADRE CÍCERO, EMBORA NÃO TENHA RELIGIÃO, POR INFLUÊNCIA DO MEU AVÔ, SEVERINO  ALVES, DEVOTO DELE, que juntamente com todas as minhas tias, todo dia 20 de cada mês, vestiam-se de preto, em luto por ele. Depois, após ler um livro chamado: FALTA UM DEFENSOR PARA O PADRE CÍCERO, do Padre Antonio Feitosa, que visitei no Crato no primeiro semestre de 1987.

Filmando em Caldeirão de Santa Cruz do Deserto - Crato - Ceará
Documentário Inacabado - Foto: Mara Paula

Num documentário que fiz, SOBRE PADRE CÍCERO, concluído no começo do ano 2010, dividido em 03 partes, com quase 14 mil acessos no YOUTUBE, mostro o polêmico Padre Cícero na íntegra. EVITANDO MOSTRAR APENAS O SEU LADO SANTO OU MÍSTICO!  O Nome do documentário é: PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? Mas há muitas perguntas, seu lado humano, polêmico, criticado, elogiado, estudado.... não há respostas, porque a resposta está em você.  Escreva-a em forma de comentário. VEJA O DOCUMENTÁRIO E COMPARTILHE, LINKS DAS 03 PARTES ABAIXO:





Em Assis na Itália - Visitando o poeta - o ecologista o humanista Francisco de Assis
Tão Santo para os italianos como Padre Cícero para os Cearenses
Os dois recebem as maiores romarias do planeta terra
(Foto: Mara Paula)

Diferentemente de Antonio Conselheiro, padre Cícero era padre e com muita cultura. Teve a inteligência de ser o líder dos coronéis do Cariri e.ao mesmo tempo, o mais santificado dos homens para o povo. REUNIU PODER POLÍTICO, ECONÔMICO E RELIGIOSO. Amigo de Lampião, acusado de acoitar e apoiar o cangaço, amigo de deputados, tinha um exército de jagunços e sem dúvida o patriarca de Juazeiro, que para ele era a Nova Jerusalém. Idealizou as caixas d´água, defendeu o meio ambiente, foi o criador de Caldeirão e líder religioso do Beato Lourenço. Mas seu maior poder veio e vem do povo, que o santificou mesmo atropelando o Vaticano, que chegou a excomungá-lo, pena que perdura até os tempos atuais. LUTAM POR SUA REABILITAÇÃO, COMO O VATICANO COM O NOVO PAPA TENTA REABILITAR-SE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA.


Filmando missa de encerramento de romaria - Capela do Socorro - Juazeiro do Norte
(Foto: Mara Paula)

O Ceará tem mais exemplos de santos eleitos pelo povo, sendo outro caso emblemático, "AS SANTAS ALMAS DA  BARRAGEM DO PATU" em Senador Pompeu - Ceará, onde morreram milhares de pessoas no Campo de Concentração do Patu, na mesma seca de 32, experiência copiada pelos alemães, mesma seca e época quando Padre Cícero e seu discípulo Beato Lourenço recebiam milhares de nordestinos a eles dando abrigo, trabalho e comida em Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, diferentemente dos campos de concentrados criados pelo Governo brasileiro. Lembrando que Caldeirão, no Crato, foi destruída por bombardeio da Aeronáutica, do mesmo jeito que Canudos foi destruída pelo Exército. Nossas forças armadas tem esse histórico de matar o povo brasileiro, por sinal, coincidentemente os mais pobres e excluídos.  Sem dúvida que o Padre Cícero e sua simbologia tem muito a ver com a identidade do povo cearense e do povo brasileiro. CONHEÇAMO-NOS MELHOR!

Arte Rupestre -Pedra do Índio - Varjota Ceará (Foto: Mara Paula)
Fé do Povo Cearense na Idade da Pedra  - Há mais de 5.000 anos
Quando Jesus e Moisés não tinham sequer nascido   


Bendito de um povo que tem como filhos: Padre Cícero, José de Alencar, Farias Brito, Oliveira Paiva, Padre Ibiapina, Antonio Conselheiro, Raquel de Queiroz...  além de heróis como vaqueiro, a rendeira e o jangadeiro! APESAR DE TERMOS OS GOVERNANTES ENTRE OS MAIS CORRUPTOS E HÁ SÉCULOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!