CAMINHADA DA SECA – 31ª EDIÇÃO – 2013 – EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32 - UM PROTESTO CONTRA CONTINUIDADE DA VIOLAÇÃO A DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS – BRASIL PALCO DE INJUSTIÇAS SOCIAIS SECULARES...

31ª Caminhada da Seca - Milhares de Pessoas em pleno Sertão - Fé - Memória - Protesto
Foto: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte
 CAMINHADA DAS SECA – 31ª EDIÇÃO: Milhares e milhares de pessoas participaram da 31ª Caminhada da Seca, realizada em 10/11/2013, no sertão de Senador Pompeu, Ceará, Brasil. O evento é realizado todo segundo domingo, de todo mês de novembro de cada ano. UMA FORMA DE MANTER VIVA A FÉ DO POVO QUE VÃO PAGAR SUAS PROMESSAS ÀS ALMAS DA BARRAGEM, que segundo a crença estão santificadas, pois são as almas das milhares de vítimas do Campo de Concentração do Patu, da Seca de 32, que morreram tragicamente, uma vez concentrados, feitos prisioneiros, da mesma forma que os judeus foram aprisionados e vitimados pelos nazistas de Hitler. UMA FORMA DE PROTESTAR CONTRA A VIOLAÇÃO A DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, que continua nos dias atuais, tornando vulnerável todos os sertanejos. Pois foi tal tipo de violência social que resultou em terríveis campos de concentração desde 1877, 1915... UMA FORMA DE DEBATER AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL, que teve pouca evolução nos últimos 100 anos... UM FATO QUE CHAMOU A ATENÇÃO DA 31ª CAMINHADA DA SECA foi o aumento de pessoas dos mais variados municípios e estados do Brasil e de estudiosos fazendo pesquisas sobre o tema... DIFERENTEMENTE DE CANUDOS, na Bahia, E A EXEMPLO DE CADEIRÃO, no Crato, a memória continua viva onde funcionou o Campo de Concentração do Patu, através do PATRIMÔNIO MATERIAL, testemunhas, que gritam aos fins dos tempos, pelas vítimas; e pelo PATRIMÔNIO IMATERIAL, através da fé e das crenças populares, que mantêm o debate sobre a tragédia pela omissão e incompetência do Estado Brasileiro em efetivar as políticas que garantam o mínimo de dignidade e o mínimo existencial a milhares de brasileiros. A ineficácia social do Estado brasileiro, mesmo após pequenos avanços, perdura há séculos... e mesmo após a promulgação da atual Constituição Brasileira.

Peregrinos pagando promessas às Santas Almas da Barragem
Foto: Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte
A PEÇA CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE 32: foi encenada na noite de sábado, 09/11/2013, véspera da Caminhada da Seca, como tem acontecido todo ano. Os atores fazem parte da Cia Engenheiros da Arte e do grupo Arautos do Bonfim. A direção da peça é de Fram Paulo e o texto de Valdecy Alves. A Peça, através da arte, discute toda a simbologia e significação política, religiosa, social e cultural do Campo de Concentração do Patu e do surto religioso popular que santificou al Almas da Barragem da Seca de 32. Houve um debate após a apresentação da peça, com ampla participação do público presente.


Atores são aplaudidos após encenação da peça: Campo de Concentração de 32
Foto: Mara Paula - quem copiar citar a fonte
DOCUMENTÁRIO SOBRE A 31ª CAMINHADA: clique no link abaixo e veja imagens da Caminhada da Seca de 2013, sinta-a, conheça-a, inteire-se sobre a fé, as injustiça sociais seculares e a história do Povo Brasileiro. Em 2014 se puder compareça e participe da próxima Caminhada da Seca:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!