A FETAMCE COMPLETA 25 ANOS – NO CONTEXTO ATUAL E COM ATUAÇÃO PÍFIA -NEM TUDO PODE SER FESTA – OS QUE FUNDARAM A FETAMCE AGORA ESTÃO AFUNDANDO A FETAMCE E LEVANDO A ENTIDADE A FRACASSAR NA DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS... SALVEM A FETAMCE OS QUE PUDEREM!

Pode ser interrompida... mas pode levar a entidade à derrocada final
foto: google
As palavras da Presidente Enedina Silva, em matéria no site da Fetamce (http://fetamce.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=2376&cod_secao=1 ) não poderiam ser mais infelizes e ao mesmo tempo mais verdadeiras, quando disse:

"A Federação tem uma base sólida, construída com muito empenho e luta dos trabalhadores. Mas nós não paramos no tempo, conservamos nossos ideais e estamos em constante renovação na busca de uma sociedade melhor através do serviço público municipal de qualidade...”

Esqueceu-se de que além das bandeiras acima, A PRINCIPAL BANDEIRA, ESSÊNCIA E RAZÃO DE EXISTIR DA ENTIDADE: É a defesa dos direitos sociais dos servidores públicos municipais do Ceará. CREIO QUE ELA NÃO SE ESQUECEU DISSO. É PORQUE A FETAMCE REALMENTE NÃO DEFENDE MAIS OS INTERESSES DA CATEGORIA POR CULPA DE ALGUNS QUE SÃO OS DONOS DA FETAMCE, QUE NÃO MAIS PERTENCE AOS TRABALHADORES MUNICIPAIS. Mas é porque tal defesa de direitos dos servidores não é mais prioridade. Interesses dos antigos dirigentes é que são a prioridade. RAZÃO POR QUE SE DEVE SEPARAR A ENTIDADE (FETAMCE) DE ALGUNS DIRIGENTES, os mais antigos, fundadores da entidade e agora seus afundadores da Fetamce. Eis o que diz o Estatuto da Fetamce:

ART. 7º - São deveres da Federação:

A – Defender os interesses da categoria e dos trabalhadores brasileiros.
B – Zelar pelo cumprimento da legislação e dos instrumentos normativos de trabalho, que assegurem direitos à categoria.
C – Pugnar sempre pelo fortalecimento da consciência e organização sindical.

Os 03 primeiros itens acima, do artigo 7º o Estatuto da Fetamce, fecham com o previsto no artigo 8º, inciso III da Constituição Federal, que fixa a liberdade sindical, o poder de representação administrativa e judicial da categoria pelo Sindicato:

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

Portanto, a essência da FETAMCE, que não está sendo cumprida, é PRIORIZAR O INTERESSE DA CATEGORIA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS PREVISTOS NA LEGISLAÇÃO E FORTALECIMENTO DA LUTA SINDICAL. Claro que há outros deveres, sobretudo de interagir com a sociedade civil organizada e demais atores sociais na luta pelo respeito efetivação de todos os direitos humanos universais e fundamentais, conforme a Constituição Federal, dentre os quais se incluem os direitos sociais, bem como todos os direitos de todas as dimensões em tratados internacionais ratificados pelo Brasil. MAS A ENTIDADE PERDEU SUA ESSÊNCIA. SUA IDENTIDADE. BUROCRATIZOU-SE EM VIRTUDE DO DOMÍNIO DE UMA MINORIA, que foi importante e fundamental para criação e fortalecimento da entidade, mas que agora AFUNDAM a entidade desviando de seus objetivos e fundamentos. Não dando espaço para novas lideranças, que poderiam ser o sangue novo e contribuir para fortalecer a entidade...não dando autonomia verdadeira as regionais criadas muito mais para acomodar lideranças que poderiam ameaçar a hegemonia do grupo que se apropriou da entidade... e o pior, contaminando novos sindicatos com os vícios que hoje levam à Fetamce ao fracasso e à decadência... num verdadeiro processo de metástase autodestrutivo que tem que ser cortado... TANTO PARA SALVAR A FETAMCE COMO PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DOS NOVOS SINDICATOS... E DAS NOVAS LIDERANÇAS... A PELEGAGEM PAIRA NO AR!

DO FRACASSO DA ENTIDADE POR CULPA DE UMA MINORIA QUE SE APOSSOU DA FETAMCE: Basta analisar basicamente os direitos fundamentais contidos no artigo  5º ao artigo 10 da Constituição Federal e comparar com a realidade para mostrar o fracasso da entidade, que prioriza partido, interesses de grupos, que relativiza os direitos dependendo a qual partido o prefeito ou governo violador seja filiado, numa espécie de falso socialismo em que se e do meu partido pode violar, se é o do outro partido violar é crime e por aí vai a tragédia sindical... PRINCIPAIS FRACASSOS POR DESVIO DO SEU PAPEL, OMISSÃO E NEGLIGÊNCIA:

QUANTO AO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Fracassou na defesa da  mulher, pois não conseguiu sequer popularizar a lei maria da Penha nas 156 cidades a que chegou; Não consegue criar uma cultura estadual, em cada município, de defesa do devido processo legal, continuando o arbítrio, que piorou recentemente, com total abandono de assistência e orientação aos sindicatos filiados; Por conseguinte fracasso na criação de uma cultura de respeito ao direito à defesa e ao contraditório; fracassou ao formar lideranças sindicais que ao se tornarem governo massacram os trabalhadores...ao defender eleição de vereadores que em sua maioria traiu suas bases... em muitos municípios não se sabe mais quem é governo... nem que é sindicato...

QUANTO AO ARTIGO 7º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E OUTROS: Fracassou na defesa dos principais direitos sociais: Os municípios voltaram a atacar e violar o direito ao salário mínimo. Sequer defende atualmente o piso legal do professor, passando a defender o piso pirata do Mec, assim defendendo interesses do governo e não mais dos trabalhadores; defesa pífia da carreira do magistério; defesa nenhuma a nível de todos os municípios da prestação de contas das verbas do Fundeb, portanto abandonando o professor e comprometendo a defesa da educação de qualidade; No direito ao trabalho digno e bem remunerado, abandonou a defesa do concurso público; fracassou na defesa da previdência social, permitindo a maior apropriação indébita da história, POR PURA OMISSÃO, de verbas previdenciárias tanto do INSS como dos REGIMES PRÓPRIOS. Em relação aos direitos dos servidores da saúde, comprometendo direitos mínimos dos servidores da saúde em todos os municípios, em que na maioria deles não há Plano de carreira, não implementaram o piso dos ACE’s e ACS, violam adicional noturno, pagamento de parcelamento de FGTS, antigos e dos últimos municípios ainda celetistas, permitindo o ataque a direitos a aposentadoria e à pensão...

FINGINDO QUE LUTA ATRAVÉS DE INÚTEIS MARCHAS E CAMINHADAS PARA LUGAR NENHUM, QUE SÓ SERVEM PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ALTAS DESPESAS QUE NÃO ALCANÇAM RESULTADO ALGUM NA DEFESA DA LUTA POR DIREITOS... Licença prêmio não se respeita... anuênio tentam extinguir... OS PREFEITOS FAZEM O QUE QUEREM BEM ASSESSORADOS PELA APRECE, que deveria ter sua extinção pedida ao Ministério Público... A maioria das lutas, apesar de ser travarem, no final das contas, no ÂMBITO MUNICIPAL, são similares em todos os municípios, de forma que estratégias de luta, estabelecimentos de metas e acompanhamento pela Fetamce, unificando a luta e padronizando meios que conduzam à vitória, seriam fundamentais.  MAS REALIZA CONGRESSOS CARÍSSIMOS E TANTO QUANTO SÃO CAROS, SÃO INÚTEIS. A Fetamce era mais eficaz quando não tinha dinheiro. QUE PARADOXO. Cada vez mais parecendo com a  APEOC.

OS SINDICATOS MUNICIPAIS ESTÃO ISOLADOS, ABANDONADOS, JOGADOS À PRÓPRIA SORTE E SE O PREFEITO FOR DO PARTIDO DOS DONOS DA FETAMCE OU DE PARTIDO ALIADO, POR OMISSÃO OU POR AÇÃO, QUEM ACABA PROTEGIDO É O GOVERNADOR OU O PREFEITO. Dizem a velha frase: “ deixe o governante trabalhar...

O FUTURO DA FETAMCE A PARTIR DOS 25 ANOS DE EXISTÊNCIA: Tal fracasso, em que a entidade por omissão, desvio de finalidade e tentativa de alguns em transformar a entidade em braço de partido é inaceitável... INJUSTIFICÁVEL QUANDO ARRECADA MILHÕES PARA GASTAR EM SEUS OBJETIVOS... burocratizou-se... perdeu o rumo... a identidade... em direção ao completo esfacelamento... perdendo a credibilidade perante sindicatos... a categoria e instituições públicas... A SALVAÇÃO... são as novas lideranças que estão engessadas se rebelarem e colocarem a entidade nos trilhos dos seus objetivos e essência rompendo com as velhas lideranças que se apossaram da Fetamce e a desviaram dos seus objetivos... prestarem contas dos milhões com mais clareza e transparência...

A SEGUNDA OPÇÃO é já se preparar uma chapa de oposição, POIS NA FETAMCE, os alguns, os de sempre... nunca permitiram eleições democráticas... SÃO UMA ESPÉCIE DE CUBA... DE IRAQUE... ditadura... democracia só cobram dos outros... COM NOVAS PROPOSTAS...NOVAS BANDEIRAS... LIBERTANDO A FETAMCE PARA QUE VOLTE A SER DOS TRABALHADORES E REALMENTE LIVRE COMO MANDA A LIBERDADE A AUTONOMIA SINDICAL... livres de partidos da situação... de partidos de oposição... E se assim não for possível...SÓ RESTARÁ À DIVERGÊNCIA E FUNDAR UMA NOVA FEDERAÇÃO POR DESMEMBRAMENTO GEOGRÁFICO OU DE CATEGORIA...  MAS COMO ESTÁ NÃO PODE FICAR!

A dialética devorará a velha entidade, caso não mude, e todas as lideranças burocráticas que perderam o sentido das lutas sindicais e sociais, priorizando somente a arrecadação de milhões do imposto sindical, a defesa de governos e partidos, de grupelhos e de indivíduos... E NINGUÉM CONSEGUIRÁ PARAR A HISTÓRIA...NINGUÉM PARARÁ A FORÇA DA DIALÉTICA... comemorar 25 anos com festa... num contexto desses... com convidados presentes, alguns eis lideranças da Fetamce, que como Governo e vereadores em seus municípios, como patrões opressores piores que a velha direita a quem se aliaram e dão lição de abusos e arbítrio... BEM DEMONSTRA QUE ESTÃO DELIRANDO E PERDENDO A NOÇÃO DA MÍNIMA REALIDADE... A LUTA CONTINUA SERVIDORES, AGORA TAMBÉM PARA TER UMA ENTIDADE QUE REALMENTE DEFENDA SEUS INTERESSES.  NÃO BASTASSE TODO O MASSACRE DESCOMUNAL, INJUSTO, COVARDE, IMORAL E ILEGAL DOS MUNICÍPIOS PATRÕES... enquanto vocês padecem... gemem.. sofrem violações em municípios... professores... servidores da saúde... assalariados... pobres trabalhadores... eles gastam seu dinheiro com festa... brindando até mesmo ao lado de vários opressores...


QUE PAÍS É ESSE? QUE SINDICALISMO É ESSE? E AINDA SÃO HOMENAGEADOS COM MEDALHAS DE LATA... PELO QUÊ? PELO QUE MESMO??? PELOS TRABALHADORES É QUE NÃO SÃO! MAS A FORÇA DA DIALÉTICA... O MOTOR DA HISTÓRIA... IMPULSIONADO PELA INDIGNAÇÃO, CONSCIÊNCIA E A LUTA PURA PELO JUSTO DIREITO NÃO PÁRA... VEM COMO UM VULCÃO... COMO UM TSUNAMI... E NADA PODE OU CONTINUARÁ COMO ESTÁ... 25 ANOS DE HISTÓRIA...UM QUARTO DE SÉCULO... E NOS ÚLTIMOS ANOS O COMEÇO DA DERROCADA FATAL E DO FRACASSO MAIS EXTREMO... SALVEM A FETAMCE QUEM PUDER! A ESPERANÇA ESTÁ NA CONTINUIDADE DA LUTA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!